A sua clínica dentária ainda é gerida em papel? Se chegou até aqui, é provavelmente porque tem estado a pensar na tão esperada “digitalização da clínica”. Chegou o momento de dizer adeus aos dados e registos clínicos baseados em papel. Bem, não só isso. Na verdade, estamos a falar de toda a gestão do seu negócio. As notas de papel têm alguns problemas óbvios: corremos o risco de perder informação a todo o momento, somos mais lentos no processo de produção e, para cúmulo, não estamos a ser amigos do ambiente ao contribuir para o abate de árvores.
A grande maioria dos consultórios dentários já disseram adeus ao papel e optaram por uma nova forma de gestão. Ainda está indeciso? A continuação encontrará as principais razões para a mudança. Falaremos também sobre as ferramentas de que necessita para começar a digitalizar.
Principais vantagens de digitalizar a sua clínica
Mencionámos os principais problemas com a utilização de papel na prática dentária. Se dermos a volta, encontramos algumas das vantagens mais importantes da implementação de sistemas digitais na prática:
- Teremos a informação à mão sempre que precisarmos dela. E com a implementação de sistemas de apoio, garantiremos que é sempre seguro.
- A digitalização do consultório dentário conduzirá a níveis mais elevados de produtividade. Iremos otimizar os tempos de trabalho dos nossos funcionários, bem como os tempos de espera dos nossos pacientes. Isto levará a um aumento do lucro.
- A clínica terá uma imagem mais moderna e atualizada, que melhorará a perceção da marca por parte dos pacientes.
- Por último, mas não menos importante, contribuiremos para a conservação do ambiente.
Dê as boas-vindas a um Software de gestão dentária
Para deixar papel para trás e começar a digitalizar a sua clínica, terá de ter, por um lado, uma instalação informática adequada e, por outro lado, o que será o seu novo aliado na clínica: um software de gestão dentária.
É de importância vital que a sua clínica tenha uma instalação informática adequada. Alguns pontos a ter em conta são:
- A rede de dados com fios
- Outras ligações
- O equipamento
- O servidor
Terá dado um grande passo em frente se tiver tido isto em conta ao abrir o seu consultório dentário.
Passemos agora à segunda secção, a que chamámos “o seu novo aliado na clínica”: o software de gestão dentária. É, sem dúvida, o grande responsável pela eliminação do papel no ambiente da clínica. Com este tipo de software será capaz de controlar todas as áreas da clínica, e trará consigo algumas vantagens muito importantes. Vamos dar uma vista de olhos a alguns deles.
Otimizará o seu trabalho
Sejamos francos. O trabalho burocrático é lento. Graças a uma ferramenta digital criada exclusivamente para a gestão de clínicas dentárias, poderemos realizar as mesmas tarefas de uma forma mais ágil, ganhando assim em produtividade.
Controlo total
A agenda com marcações em papel, por um lado, registos de pacientes, por outro. Armários de arquivo aqui, armários de arquivo ali… E se tudo estivesse no mesmo lugar? Esta é a solução ideal. Uma única aplicação com a qual pode gerir todas as áreas da sua clínica dentária.
Mais preparado para a tomada de decisões
Um software de gestão dentária conhece o estado da sua clínica a todo o momento. Número de pacientes, número de tratamentos realizados, faturação, etc. Toda a informação essencial está lá, e muitos destes programas processam os dados e mostram-na graficamente para que se possa ver a evolução e o desempenho da empresa em cada uma das suas áreas. Tudo isto irá ajudá-lo a tomar decisões e, consequentemente, a aumentar os seus lucros.
Muitas clínicas eliminaram completamente o uso de papel. A utilização de um programa de gestão tornou-se mais generalizada. No entanto, houve um processo que ficou por resolver: os consentimentos informados. E sabe que mais? Com a chegada dos tablets e das assinaturas digitais significa que podemos assinar diretamente num dispositivo portátil sem ter de ir à impressora. E, além disso, é feito com todas as garantias legais. Alguns programas só estão preparados para assinar digitalmente. O nosso conselho é que tenha todo o seu trabalho integrado, e portanto utilize um software de gestão que também lhe ofereça o utilitário de assinatura digital. Agora só falta perguntar a si mesmo: Está pronto para transformar a sua empresa numa clínica digital do século XXI?